.
Prof. Maria Ângela Falcão
www.youtube.com/watch?v=mMR9Klm23is
4 min - 29 mar. 2010 - Vídeo enviado por TheCarolziitaTeatro mt legal . Particpação: Michell, Thales, Guilherme, Maria Alice, Stefani, Thailana, Pirukinha Editado por: Carol Souza ;)
A História do Brasil apresentada em forma de Aula-Viva, como Welington Almeida Pinto propõe, é uma abertura a uma nova tecnica de ensino.
Os fatos históricos foram colocados em forma de dramatização em que os alunos assumem os papéis dos personagens. Na leitura oral do texto, os diálogos se desenvolvem possibilitando ao aluno certa criatividade e expressividade ao representar seu papel. Por esse motivo, a Aula-Viva deve ser aplicada com naturalidade deixando que os próprios alunos se manifestem de maneira espontânea e pessoal. Pode-se colocar fundo musical ou utilizar outros recursos teatrais de acordo com a vontade e a iniciativa do professor e da turma, embora isso possa ser dispensado.
Nas experiências feitas em classes do primeiro grau, pelo autor, notou-se claramente a atenção de cada aluno pela Aula-Viva ao sentir a história e seus personagens de maneira mais real.
O autor procurou, através de diálogos e narrações, colocar vivos os fatos e personagens históricos, muitas vezes com pensamentos e sentimentos íntimos das pessoas, o que as tornam vivas e reais. Dom Pedro II, por exemplo, é apresentado, não como uma pessoa cristalizada no tempo e espaço, mas como um ser humano cheio de vida, sentimentos, ideais, pensamentos, como ele próprio os tinha.
A abordagem dos fatos foi feita pelo autor de maneira realística, com preocupação constante em retratar fiel e veridicamente os acontecimentos, pensamentos e costumes da época. Assim, pontos que são apenas sugeridos pelos livros adotados, foram mostrados com muito mais detalhes.
A Aula-Viva reforça o ensino da história e a fixação dos fatos, despertando nos alunos grande interesse pela matéria por serem eles os próprios atores e de estar nas suas mãos a dinamização da aula. Além disso, desenvolve outros aspectos da aprendizagem, como: a leitura oral (pontuação e dicção), o enriquecimento do vocabulário, a maneira de se comportar frente a um grupo de pessoas.
com relação ao aspecto emocional, incentiva a desinibição e a segurança pessoal do adolescente; com relação ao aspecto psicomotor exercita a persistência da atenção e o controle pessoal. As dramatizações poderão também despertar interesses e mesmo descobrir volores potenciais para o teatro.
Além da utilização dos "scripts" em aula, estes podem ser usados em comemorações cívicas. Nestes casos, a dramatização poderá ser feita de maneira menos improvisada, mais enriquecida e elaborada. Desta maneira, o livro abrangerá a disciplina Educação Moral e Cívica cujos objetivos se referem principalmente à vivência e prática da matéria, preservação, fortalecimento e projeção dos valores espirituais e morais da nacionalidade.
O aluno motivado está preparado para melhor compreensão da matéria e desperto para a pesquisa e o conhecimento mais profundo do fato histórico. Está portanto, lançado um bom trabalho que visa o desenvolvimento do ensino fundamental.
* Professora de História, autora da abertura e apresentação do livro Aula-Viva - História do Brasil, do escritor Welington Almeida Pinto, o primeiro livro editado no Brasil em forma "scripts" para teatro aplicado em sala de aula, em 1977.
* Nosso sonho, pelo qual lutamos há mais de 40 anos, é incluir o teatro como disciplina na grade do ensino fundamental brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário