sexta-feira, 2 de setembro de 2011

* TÉCNICA PEDAGÓGICA

*
 Dra. Martha Maria Pedrosa de Resende


Com a importância, cada vez maior, que vem sendo dada à formação intelectual e educacional do adolescente, é natural que também cresça a exigência a respeito de métodos de ensino mais aperfeiçoados, de acordo com princípios psicológicos de aprendizagem.
Hoje, o professor deve ser um técnico que estimula e facilita a aprendizagem de maneira mais eficiente, produtiva e ao mesmo tempo agradável.
A Aula-Viva, teatralização dos fatos históricos é uma nova tecnica pedagógica apresentada por Welington Almeida Pinto, numa eficiente contribuição ao ensino da História, como complemento e reforço da aula expositiva, do estudo dirigido e outras técnicas já usadas.
Trata-se de um método dinâmico e realista possibilitando ao aluno aquisição e assimilação dos fatos históricos, dentro de um quadro de referência mais amplo, ajudando-o também na percepção das inter-relações entre frações de informações, tornando-as mais significativas.
A Aula-Viva dá oportunidade ao aluno de ser o próprio condutor da matéria, isto é, ele mesmo interpreta o tema, o que possibilita maior compreensão e fixação e, consequentemente, maior aprendizagem, uma vez que, o que é aprendido por conta do indivíduo, com empenho próprio e ativo dele, tem mais sentido e desperta maior interesse, do que o que lhe é meramento dado, sem sua participação ativa.
A obra tem, portanto, aspectos positivos como técnica de ensio, para enriquecer e aperfeiçoar o ensino da História no Brasil.

* Doutora em psicologia educacional pela UFMG.Comentário publicado na abertura do livro Aula-Viva - Hitória do Brasil (1977), a primeira obra editada de forma disciplinar para aplicação em sala de aula.


ENQUETE

Você é contra ou a favor do teatro como disciplina no ensino fundamental?


Mande sua opinião:
welingtonpinto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário